20 dicas para uma decoração de sala moderna em 2024

rich-text-image

Imagem de uma sala de estar decorada

Um lugar de convivência, ideal para relaxar, realizar refeições e receber amigos e família. Com todas essas funções, a sala de estar deve ter uma decoração pensada para favorecer todas essas experiências de maneira funcional e aconchegante.

Assim como a moda, esse universo nunca pára e sempre traz novidades para quem quer redecorar ou apostar num novo ambiente. Seja para mobiliário ou artigos decorativos, não faltam opções no mercado que atendam a todos os gostos e propostas. 

Antes de decidir como vai ser a sua sala de estar, saiba todos os detalhes a considerar neste guia. Aqui estão todas as informações relevantes para você acertar na hora de montar o ambiente perfeito.

Como planejar uma nova sala de estar?

Primeiro é importante saber como a sala se encaixa na sua rotina ou da sua família, como é utilizada e claro, definir o orçamento que será voltado para esse fim. Para isso faça as seguintes perguntas:

1 - Qual é o espaço disponível?

O tamanho do cômodo e a posição de portas, janelas e instalações elétricas influenciam na arrumação de

móveis

e eletrodomésticos, como

TV

,

adega

e

cafeteira

, caso queira montar um cantinho para o café, por exemplo. O espaço disponível também influenciará na escolha dos

objetos decorativos.

2 - Quais atividades serão feitas na sala?

A decoração de sala muda dependendo da função que ela terá ao longo do dia ou da semana. Por exemplo: Se a ideia é ter um espaço para a leitura ou jogos, será necessário avaliar a necessidade de iluminação  para a criação de um espaço para leitura ou jogos e ainda, se há a intenção de montar um

home theater

3 - Quem vai usar a sala de estar?

Se a intenção é abrigar quem mora da casa, deve-se pensar no conforto de todo mundo. Facilitar a acessibilidade para uma pessoa com deficiência, abrir espaço para cachorros e gatos e criar nichos para plantas são algumas soluções. Também é preciso saber quais objetos precisam ficar na sala. Nem sempre o sofá vai combinar com aquele

enfeite

comprado na última viagem.

4 - Qual é o estilo desejado?

Você até pode se inspirar naquela decoração que está salva na sua pasta de arquivos da rede social. Mas antes de querer reproduzi-la em sua casa, é preciso checar a viabilidade e se ela tem a ver com o seu estilo de vida.

5 - Qual é o orçamento disponível?

Isso é fundamental para decidir o que dá pra fazer com o dinheiro disponível. Com jogo de cintura é possível adaptar várias soluções para que a decoração caiba no seu bolso.

Como usar uma decoração moderna na sala de estar?

Uma decoração moderna deve estar em sintonia com o que há de mais novo e o que é mais requisitado no segmento. Para este ano, a aposta é unir elegância, ousadia e aconchego, sem deixar de lado as belezas da natureza. 

É claro que cada escolha é muito pessoal, mas você pode se inspirar nas novidades para essa temporada, quando o assunto é iluminação, design de móveis, revestimentos e marcenaria. 

6 - Pisos

Segundo o blog Archtrend, os pisos da atualidade devem promover aconchego. Os que possuem formas orgânicas, ou seja, são inspirados nas curvas e linhas da natureza saem na frente. 

Outra dica é investir em

porcelanatos,

que dão charme e elegância ao ambiente. As Lastras, que são aqueles porcelanatos em grandes formatos, também estão em alta, com tamanhos que podem chegar a 160 x 320 cm. A aplicação pode ser feita no piso ou na parede, garantindo sofisticação e nobreza ao ambiente. 

Para quem está com o orçamento apertado, uma opção é investir nos

pisos vinílicos

.  Este tipo de revestimento reduz o barulho dos passos ou de objetos caindo no chão, é atóxico - o que é uma vantagem para quem tem crianças ou pets e ainda é mais fácil de limpar: basta usar pano úmido ou um aspirador de pó.

7 - Transparências

Investir em detalhes com transparência é uma tendência para esse ano, como o

vidro estilo reflecta

, por exemplo. Em vários tons, ele aparece na porta de

cristaleiras

,

racks

e buffets, garantindo personalidade à sala de estar.

Este tipo de vidro tem a superfície espelhada, refletindo o ambiente conforme a incidência da luz. O toque final é dado com iluminação na parte interna destes móveis, que pode ser feita com fita

led

, valorizando as peças guardadas em seu interior.

8 - Madeira 

A madeira é um material muito requisitado e está presente em muitos projetos de arquitetura de interiores e de decoração. Essa fama não é à toa: a madeira tem o poder de promover a sensação de aconchego e de conforto. 

Ela aparece em painéis lisos e ripados revestindo paredes, móveis e até forros. Para quem quer gastar menos, uma opção é buscar revestimentos em

3D

e ou

papéis de parede

que imitam este material. 

No caso dos móveis e objetos decorativos é possível seguir essa moda, escolhendo aqueles que tenham detalhes em madeira, como por exemplo

mesas de canto

e

mesas de centro. 

9 - Cimento Queimado

O

efeito cimento queimado

característico do padrão industrial é uma tendência para este ano, segundo especialistas e profissionais da área. O site de A Gazeta chegou a escrever um artigo todo dedicado a este material.

O cimento queimado deixa uma aparência “inacabada”, dando um toque rústico, sofisticado e moderno, podendo ser usado em ambientes residenciais e até corporativos. No caso da sala de estar, este revestimento pode aparecer no piso, nas paredes e até em pequenos detalhes, como

pratos

e

vasos

10 - Inspiração na Natureza

O natural se torna cada vez mais tendência entre os diferentes nichos e não seria diferente com a decoração. As cores da natureza tomam conta de paredes, painéis, móveis e objetos decorativos. Além de tons vibrantes, se encaixam nessa paleta as cores derivadas dos beges, marrons e verdes. 

Estampas de folhas e flores também estão presentes em

louças

,

centros de mesa

e até

almofadas

, trazendo um pouco das florestas e jardins para dentro da sala de estar.

O mobiliário também se rendeu ao estilo orgânico- inspirado nas formas e curvas da natureza. Hoje, é possível encontrar

sofás

,

poltronas

e diversos outros móveis que seguem essa linha. 

11 - Integração de Ambientes

O site Archtrends defende que integração de ambientes também está em alta. A sala de estar pode conter o home theater, a

cozinha

, a varanda gourmet e cantinhos de leitura, de vinhos e o que mais a imaginação permitir.

Essa dica vale se você é daquele tipo de pessoa que ama receber amigos e família em casa, já que a integração de ambientes facilita e favorece o convívio. Neste caso, os móveis poderão ajudar na delimitação de espaços, como por exemplo, um

sofá

que cria um corredor com a

mesa de jantar

, uma

estante de livros

que separa os espaços ou

tapetes

para cada ambiente.

Outra forma de separar cada canto é utilizando

pisos

, que podem ser diferentes para cada ambiente. Mas, aí vale o bom senso de escolher revestimentos que combinem entre si, para que a sala fique equilibrada e promova harmonia e aconchego.

O que usar para decorar a sala de estar?

A decoração da sala de estar deve incorporar com harmonia móveis, eletrônicos, paredes, revestimentos,

objetos de decoração

e iluminação. Não importa se é grande ou pequena, ou se segue ou não a moda, algumas das dicas abaixo são universais para você montar uma sala de estar funcional e com a estética desejada. 

12 - Calcule bem os equipamentos eletrônicos no local

Essa regra vale para todos os eletrônicos: certifique-se de que há espaço suficiente para instalar o equipamento e para haver a circulação de pessoas. No caso do televisor, esse cuidado deve ser ainda maior, pois será necessário garantir ainda o conforto visual. 

Caso a escolha seja por colocar a maior

TV

da casa na sala de estar, é importante calcular o tamanho da tela, dos móveis auxiliares e do espaço entre o espectador e o aparelho. Para determinar o número de polegadas, deve-se calcular a distância da tela para os olhos de quem vê. Veja alguns exemplos:

-

TV 32 polegadas

: tem 73 cm de comprimento por 44 cm de largura, e deve ficar a 98 cm dos olhos do espectador. 

-

TV 43 polegadas

: tem 94 cm de comprimento por 53 cm de largura, e deve ficar a 1,31 m dos olhos do espectador. 

-

TV 50 polegadas

: tem 1,12 m de comprimento por 65 cm de largura, e deve ficar a 1,52 m dos olhos do espectador.

Outro ponto é o espaço para colocar os eletrônicos auxiliares. Além dos receptores e das antenas, é importante integrar à decoração elementos como as caixas do home theater ou o console dos videogames e prever a movimentação durante os jogos, por exemplo.

13 - Use as cores ao seu favor

A escolha das

tintas de parede

e dos

revestimentos

passa não só pelo estilo, mas pelo tipo de ambiente que se deseja criar. No caso das cores, isso é ainda mais evidente, por conta dos estudos que mostram o poder psicológico das cores sobre as emoções das pessoas. 

De acordo com especialistas no assunto, escolher as cores corretamente pode interferir diretamente no equilíbrio dos ambientes e projetos arquitetônicos e daqueles que os habitam. É que quando bem escolhidas, as tonalidades podem gerar bem-estar, elevar a autoestima e até reduzir o estresse.

As cores podem ser divididas entre quentes e frias:

- Quentes: Transmitem sensação de calor, alegria e descontração. Por exemplo: vermelho, laranja e amarelo. 

- Frias:  Transmitem  calma, tranquilidade e esperança. Por exemplo: azul, violeta e verde.

14 - Invista na iluminação

Além de usar a iluminação natural ao seu favor, é importante criar um ambiente aconchegante, com pontos de luz estrategicamente colocados - o que é possível fazer através de um bom projeto de iluminação.  Invista na escolha de

spots

,

luminárias

e

abajures

.

Uma boa iluminação pode destacar ítens da decoração, como

quadros

e peças; melhorar a utilização do mobiliário, como a

mesa de jantar

ou o

bar

; e favorecer atividades, como a leitura.

Para escolher o tipo de lâmpada, vale ter atenção à essa dica:

-

Luz branca

: mais clara, vale para quem precisa de atenção, como os games

-

Luz neutra

: mais próxima à luz solar, dá destaque aos objetos de decoração

-

Luz amarela

: mais amarelada, contribui para os momentos de descanso

15 - Misture o novo com o que já tem em casa

Na decoração da sala de estar é possível conciliar o estilo escolhido com os objetos já existentes. Uma

estante de prateleiras

ou

prateleiras soltas

podem abrigar os objetos preferidos, como as lembranças de viagem ou de celebrações como casamentos e batizados.

Se eles destoam do resto da decoração, uma alternativa é colocar em um ponto de menos destaque, como na mesa de canto, por exemplo. Outra opção é intercalar os ítens mais antigos entre os objetos novos. Isso vale para

porta-retratos

,

vasos decorativos

,

quadros

e até

cadeiras

. Esse mix pode te surpreender!

16 - Inclua o seu pet no projeto de decoração

Animais de estimação também podem ter o seu espaço incorporado à sala. Por isso, já existem modelos de

cama pet

perfeitos para encaixar naquele canto do lado do sofá. Outro ponto é pensar na disposição dos móveis para permitir a circulação ou até brincadeiras, como no caso dos

playgrounds para gatos

.

Se ficam em sofás ou tapetes, vale escolher os modelos que facilitem a limpeza e diminuam a concentração de pelos. Os materiais podem também ser mais duráveis para conservar o estilo por muito mais tempo. É importante lembrar de proteger as áreas onde circulam, com

telas de proteção

na janela, por exemplo.

17 - Traga o verde para dentro da sala

Não é de hoje que o conceito de “Urban Jungle” coleciona adeptos mundo afora. Segundo o site VivaUrba, essa “floresta urbana” tem como propósito melhorar o bem-estar e a saúde das pessoas por meio da reconexão com a natureza em ambientes comuns. 

Dá para trazer as

plantas

para o lado de dentro  investindo em prateleiras e nichos para diferentes espécies ou mesmo

vasos

com ou sem pés para aproveitar a entrada de ar e de luz natural no ambiente e facilitar a manutenção.

rich-text-image

Homem pendura quadro na sala de estar

Como decorar a sala com coisas simples?

Ao fazer uma

decoração de sala

simples e barata, devem-se priorizar os elementos indispensáveis para criar um ambiente aconchegante e funcional. Depois, navegar entre os itens já existentes que podem encaixar e as soluções que cabem no bolso.

Uma

decoração de sala

simples não precisa ser necessariamente minimalista, mas com menos elementos é possível investir mais na qualidade das peças e criar um ambiente mais elegante. Chegou a hora de ver algumas coisas que ajudarão a compor a sala.

18 - Otimize o uso dos estofados

O

sofá

é o ponto central da sala, mas caso não seja possível trocá-lo, sempre há a chance de adequá-lo, com uma

capa

ou uma

manta

. As

almofadas

também são elementos que podem ajudar a dar uma nova cara ou personalidade ao ambiente.

Quando não dá para ter um

conjunto estofado

, por orçamento ou espaço, uma alternativa é optar por

poltronas

e

pufes

. Enquanto o último é multiuso, a primeira serve para situações específicas, como a

leitura

, a

amamentação

ou o descanso, como a chamada

poltrona do papai

.

19 - Crie pontos focais na parede

Um

painel para televisão

é a primeira solução para quem deseja manter o aparelho na sala, mas sem deixar fios aparentes. Dependendo dos materiais, pode ser uma opção com bom custo-benefício e elegância, principalmente para salas estreitas.

Já o

papel de parede

é um recurso que entrega cores mais vivas ou efeitos de tecidos como o linho por um bom custo-benefício. Se a intenção é criar uma parede em alto relevo, as

placas 3D

são uma alternativa.

20 - Aposte nas cortinas e persianas

Se o desejo é amenizar a luz natural e/ou aumentar a privacidade do espaço sem gastar muito, as

cortinas

e

persianas

são boas opções. A escolha certa da cor e do estilo ajuda a dar aquele estilo desejado ao ambiente e a sensação de aconchego esperada por quem quer ficar naquele cômodo.

No caso das cortinas, elas podem ser presas por

varão

ou

trilho

. Os tecidos também variam: podem ser de

voil

, que deixam os raios do sol entrar, mas de forma mais suave, ou

blackout

, que bloqueiam a iluminação externa e facilitam a ambiência para o Home theater.

Como você pode ver, não faltam recursos para adaptar o seu projeto e ter à mão diferentes estilos de decoração para a sala de estar. Com essas dicas, é possível focar no que realmente importa: criar a sala dos sonhos, com muito conforto, beleza e funcionalidade.